28 de Maio dia de São Germano de Paris
- pascomcunha
- 28 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

São Germano nasceu na cidade de Autun, na França, no ano de 496. Conta-se que foi uma gravidez indesejada por sua mãe, tanto que ela tentou abortá-lo. Nascer e prosseguir vivendo não foram tarefas fáceis para Germano. Ao atingir a infância, sua mãe tentou novamente contra a sua vida, desta vez procurando envenená-lo, mas também foi em vão.
Vindo de uma família rica, foi criado por Escapião, um primo bem mais velho, ermitão, que morava na cidade de Lazy, que o acolheu após a tentativa de assassinato por sua prima. Germano viveu mais ou menos 15 anos com este primo, que o fez estudar e o ensinou a doutrina cristã.
No ano de 531, Germano foi convidado pelo Bispo de Autun para trabalhar a seu lado, sendo ordenado diácono, e 3 anos mais tarde o tornou sacerdote.
Após a morte do Bispo, seu sucessor nomeou Germano abade do mosteiro de São Sinforiano de Autun. Passados algum tempo acabou deixando o mosteiro por intrigas e pela austeridade que desejava impor às regras da comunidade.
Mudou-se para Paris, onde, pelos seus dons, principalmente o do conselho, ganhou a estima do Rei Childeberto, que apreciava a s8uua sensatez. No ano de 536, foi convidado pelo rei a ocupar o bispado de Paris, exercendo grande influência na corte.
Durante seu bispado, o rei ficou gravemente enfermo, sendo curado com as suas orações.Agradecido, o rei Childeberto mandou construir uma grande igreja e muito próximo um convento que mais tarde se tornou o famoso Seminário de Paris, centro avançado de estudo eclesiástico e de vida monástica.
Conta de sua biografia ainda o concílio de Tours, em 567, e dos concílios de Paris, inclusive o do ano de 573, e a consagração do bispo Félix de Bourges no ano de 570.
Amado pelo povo pobre da diocese o papa Germano dedicava ao seu rebanho um amor incondicional. Muitas vezes, era visto apenas com sua túnica, pois o restante de suas roupas vestira um pobre. Sentia-se feliz por sentir frio e saber que teve a oportunidade de aquecer um pobre.
No dia 28 de maio do ano 576, bispo Germano morre em Paris, deixando um grande legado de amor ao próximo e muitos milagres ocorridos após a suas orações.
Suas relíquias se encontram na majestosa igreja de São Germano de Paris, uma das mais belas construções da cidade.
ORAÇÃO
Hoje, Senhor, quero Vos entregar minhas carências afetivas,
as vezes em que me senti só, as vezes em que não fui compreendido
e até mesmo rejeitado. Inundai-me com Vosso Amor, aquecei meu coração com Vosso afeto Paternal. Das angústias,
inseguranças e tristezas livrai-me Senhor. Amém!
São Germano de Paris rogai por nós!
Comments