26 de Maio dia de São Filipe Néri
- pascomcunha
- 26 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

São Filipe Néri foi o Apóstolo de Roma, ali tendo fundado a Congregação dos Padres do Oratório, com o objetivo de fazer apostolado entre os católicos leigos da Cidade Eterna.
Era conhecido pelo bom humor e pela forma original e vivaz, muito adequada ao público italiano, com que pregava e ensinava. Amigo de vários Papas, nunca quis aceitar a dignidade cardinalícia.
São Filipe Neri é considerado como o santo da jovialidade, da simplicidade infantil, que ignora a si mesmo. Reunia os moleques arteiros e os educava divertindo-os, e dizia: “Contanto que não pratiquem o mal, ficaria satisfeito até se me quebrassem paus na cabeça”.
Para ajudar os mais necessitados São Filipe Néri não hesitava em pedir esmolas. Certa vez um indivíduo sentindo-se importunado deu-lhe um soco.
São Filipe disse: “Este é para mim”. E agora dê-me uma esmola para meus meninos”. Uma de suas frase; “É possível restaurar as instituições com a santidade e não restaurar a santidade com as instituições”.
Após os 75 anos de idade São Filipe Néri limitou-se ao confessionário e à direção espiritual. Antes de morrer dizia sentir-se culpado por estar em uma caminha macia enquanto Cristo havia morrido numa cruz.
Os sacerdotes do oratório vivem vida comum sob um superior eleito trienalmente e buscam a santificação na observância dos conselhos evangélicos.
São Filipe Néri é considerado o padroeiro da crianças levadas.
ORAÇÃO
Ó glorioso São Filipe Néri, vós que fostes tão favorecido de Deus em ajudar
e consolar os vossos filhos espirituais na hora da sua morte,
sede-me advogado e pai, quando me achar naquele tremendo passo.
Impetrai-me a graça, para que naquela hora o Demônio não me vença, que a tentação não me oprima e que o temor não me desanime.
Fortalecido de viva fé, firme esperança e ardente caridade, sustentai-me com perseverança naquele último combate, de modo de, cheio de confiança na misericórdia de Deus, nos merecimentos de Jesus Cristo e na proteção de Maria Santíssima, seja feito digno de morrer a morte dos justos
e de alcançar a bem-aventurada pátria do paraíso para ver e louvar a Deus convosco e com todos os santos do céu. Assim seja!
Rogai por nós São Filipe Néri, para que sejamos
dignos das promessas de Cristo. Amém!
Comentarios