03 de Fevereiro dia de São Brás!
- pascomcunha
- 3 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

São Brás nasceu em Sebaste, na Capadócia, atual Armênia, no fim do século III.
Filho de pais ricos, formou-se em medicina, mas desiludido com o estilo de vida praticado pelos homens de seu tempo, decidiu abandonar tudo para trilhar o caminho da perfeição, através de uma vida de solidão e penitência.
Sua fama de santo logo se espalhou, na comunidade cristã de Sebaste e com a morte do bispo,após muita pressão o povo o aclamou como seu novo pastor, exercendo o cargo com dedicação e fidelidade.
Como bispo, tinha uma especial predileção pelos pobres e enfermos.
Para fugir das perseguições do Império Romano, refugiou-se numa gruta de onde dirigia e orientava os fiéis.
Foi martirizado pelo prefeito de nome Agrícola que governava a Capadócia, em nome de Lícinio.
Preso pelos soldados de Agrícola, São Brás negou-se terminantemente a adorar os deuses romanos, sendo então açoitado, submetido ao suplício de garfos com puas de ferro, lançado num lago frio e por fim, degolado.
Contam que, quando se dirigia para o local do martírio, uma senhora cujo filho estava morrendo por haver se engasgado com uma espinha de peixe, prostrou-se a seus pés, e São Brás, após haver orado a Deus, afagou com a mão a cabeça do menino e este ficou imediatamente curado. Daí o costume de invocar-se esse santo, como protetor dos males da garganta e a tradição de as pessoas irem à Igreja neste dia para o ritual da bênção da garganta. Essa bênção, conhecida como “Bênção de São Brás”, consiste numa oração ao santo e na imposição de duas velas cruzadas sobre o pescoço da pessoa.
São Brás é também invocado como protetor dos cardadores, isto é, dos que trabalham com máquinas para destrinchar e pentear fibras, isso porque, antes de ser degolado, teve suas carnes rasgadas com pentes de ferro.
ORAÇÃO
Senhor, pelos méritos de São Brás, peço-Vos por minha saúde e, especialmente, que me liberteis dos males da garganta.
Rogo-Vos, também, por minha vida espiritual. Liberta-me da preguiça na oração, pois é a única maneira
de manter-me sempre unido a Ti.
Por Cristo nosso Senhor.
Amém!
São Brás rogai por nós!
Comments