top of page
Buscar

31 de dezembro dia de São Silvestre

  • pascomcunha
  • 31 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

São Silvestre nasceu em Roma e governou a Igreja de 314 a 335. Foi por essa época, e após a conversão de Constantino, que foi proclamado o Edito de Milão que concedeu plena liberdade de culto aos cristãos e encerrou a era de perseguição declarada à Igreja.


Com o Edito de Milão, não apenas os cristãos puderam professar abertamente sua fé, como o próprio imperador tomou a iniciativa de construir as primeiras basílicas, a fim de que o povo se reunisse para celebrar a fé por ocasião das grandes solenidades.


Esse, contudo, não foi um período totalmente tranquilo para a Igreja, pois se por um lado Constantino abria as portas do mundo para a Igreja, por outro lado dificultava sua caminhada, na medida em que não renunciou ao título de “Pontífice Máximo”, e passou a atrelar os problemas eclesiais aos problemas do Estado.


Durante o pontificado de São Silvestre aconteceram três concílios da maior importância. O primeiro em 314, em Ales, quando os bispos reunidos declararam que a validade dos sacramentos não dependia da fé ou da virtude dos ministros que os conferiam. O segundo, no mesmo ano, em Ancira, atual Ancara, onde os bispos do Oriente resolveram admitir à comunhão todos os pecadores arrependidos, por maiores que tivessem sido as suas culpas. O terceiro Concílio foi o de Nicéia, convocado por Constantino, realizado em 325.

O Papa Silvestre, já avançado em idade não pôde comparecer e enviou para representá-lo, o bispo Ósio de Córdoba, acompanhado de dois sacerdotes. Nesse Concílio, o arianismo, heresia que negava a natureza divina de Jesus, foi condenado e foi proclamado que Jesus era verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

Foi durante o Papado de São Silvestre que Constantino autorizou a construção das basílicas de São Pedro, de São Paulo e de São João de Latrão, doando o Palácio Lateranense para morada dos Papas. São Silvestre morreu em 335 e foi um dos primeiros santos não mártires a serem cultuados pela Igreja.


Hoje, não apenas São Silvestre, mas todos os santos canonizados, mencionados ao longo deste ano e todos os santos anônimos que não tiveram seus nomes inscritos no Livro da Igreja, mas estão inscritos no coração de Deus, nos lembram de que fomos criados para a santidade.

Mas ser santo não depende de nós. Nós contribuímos com nosso ‘sim’, com nossa adesão ao projeto de Jesus, que é de vida plena para todos, mas só Deus pode nos tornar santos, já que ele é o Único Santo e Autor da Santidade.


ORAÇÃO

Vinde, Senhor, em auxílio do vosso povo, que confia na intercessão do papa São Silvestre, e conduzi-o ao longo desta vida presente, para que chegue um dia à felicidade da vida que não tem fim. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo, Amém!

São Silvestre rogai por nós!


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Praça Cônego Siqueira, S/N, Centro

Cunha-SP   12530-000

Ligue:

+55 (12) 3111-1487

© 2017 Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação

bottom of page