top of page
Buscar

01 de dezembro é dia de Santo Elói ou Santo Elígio

  • pascomcunha
  • 1 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

O menino Elói nasceu na França, no ano de 588.


Filho de modestos camponeses recebeu como herança uma esmerada educação cristã e a possibilidade de se formar como ourives, profissão que desempenhou com muita habilidade.

Seu gênio era calmo e vivia praticamente como monge. Fugia das diversões e o dinheiro que ganhava usava para ajudar pobres e abandonados.


Sua fama chegou aos ouvidos do rei Clotário em Paris que o convidou a fazer um trono de ouro. Com o metal deixado pelo rei, Elói fez dois tronos, aproveitando muito bem o material. Confiando na honestidade de Elói -também conhecido como Elígio-, o rei o contratou para cuidar do tesouro real.

Nesta época, Elói realizou outras obras de artes religiosas, como o túmulo de São Martinho de Tours e o mausoléu de São Dionísio. Todo o dinheiro arrecado era usado para revitalizar mosteiros e obras de misericórdia. O tempo que sobrava após o trabalho para o rei, era dedicado a orações, a acudir os pobres, remir cativos ou libertar escravos. Ainda empregava-o em honrar com a sua arte as relíquias dos santos. Atribuem-se lhe os relicários feitos para S. Germano de Paris, S. Piat, S. Severino, S. Martinho, Santa Comba e Santa Genoveva.


Em 639, morto o rei, demitiu-se de todos os cargos, para entrar na vida eclesiástica, tendo sido ordenado sacerdote por Deodato, Bispo de Mans. Sagrado Bispo em Ruão, no dia 14 de maio de 641, ocupou desde então a Sé Episcopal de Noyon. Fundou mosteiros, entre os quais um perto de Solignac em Limousin, outro dedicado a S. Martinho de Noyon e ainda outro a seis milhas de Arrás, numa colina que depois se chamou Monte de Santo Elói.


Foi grande organizador, apóstolo cheio de zelo, sabedoria e bondade. As pregações de Elói e suas visitas às paróquias de sua diocese foram fatores essenciais para a conversão do povo. A honestidade na vida profissional fez dele uma pessoa conhecida e querida pelo povo e pelas autoridades da época.


A sua atividade irradiou para Flandres, Holanda e até, segundo se conta, para a Suécia e Dinamarca.


Faleceu com 71 anos de idade no ano de 660.


Santo Elói é considerado padroeiro dos joalheiros e ourives.


ORAÇÃO


Senhor, por intercessão de Santo Elói, conceda-me ser atencioso e justo para com os mais humildes.

Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam.

Santo Elói, rogai por nós!



 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Praça Cônego Siqueira, S/N, Centro

Cunha-SP   12530-000

Ligue:

+55 (12) 3111-1487

© 2017 Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação

bottom of page