27 de novembro é dia de Nossa Senhora das Graças
- pascomcunha
- 27 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Nossa Senhora das Graças é também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e isso tem a ver com a sua primeira aparição. No dia 27 de novembro de 1830, foi vista por Santa Catarina Labouré. Na visão, a Mãe de Deus aparecia em cima de um globo, que representava o mundo e cada uma das pessoas que nele habitavam. Das mãos da Virgem Santíssima, surgiam raios luminosos, que segundo o relato de Santa Catarina, eram as graças que Ela derramava sobre os fiéis que pediam a sua intervenção.
Nessa mesma visão, Nossa Senhora das Graças trouxe um sinal divino, que passaria a ser bastante representativo: uma medalha milagrosa, daí também ser conhecida por esse nome. Santa Catarina viu formar em torno da Virgem um quadro oval, em formato de medalha mesmo, e, em torno dele, surgiu a frase “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Em uma segunda visão de Santa Catarina Labouré, Nossa Senhora das Graças pede que seja feita uma medalha com o modelo da imagem que apareceu. A Mãe de Deus afirma desta vez que aqueles que trouxerem a medalha ao pescoço serão alvos de incríveis graças e grande proteção.
O significado da Medalha de Nossa Senhora das Graças
A medalha de Nossa Senhora das Graças traz uma imagem cheia de significados. Cada pequena parte do objeto é um símbolo. A Virgem aparece pisando em cima da cabeça de uma serpente, que representa o Diabo. Este é o cumprimento da profecia de Deus, onde Maria finalmente esmaga a serpente e liberta os homens da morte.
As 12 estrelas são as 12 tribos de Israel e o coração de espinhos é o Sagrado Coração de Jesus. O outro coração, trespassado por uma espada, é o Imaculado Coração de Maria. O “M” é de Maria e aparece como sustentação do travessão e da cruz. Esses últimos representam o calvário e transmitem a importância que os cristãos devem dar ao sacrifício na Eucaristia.
O dia 27 de novembro ficou conhecido como o dia de Nossa Senhora das Graças, em homenagem à data da primeira aparição. Não apenas neste momento, mas sempre que sintam necessidade, os seus devotos recorrem a Ela, e a melhor forma de fazê-lo é através da oração.
Prece dedicada a Nossa Senhora das Graças:
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas.
E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém.
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
Comments