16 de novembro celebramos Santa Gertrudes
- pascomcunha
- 16 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Nasceu em 6 de Janeiro de 1256, em Eisleben (Alemanha). Com cinco anos de idade, em 1261,entra no Mosteiro cisterciense de Helfa, como era muito comum naquela época, para formação e o estudo, onde cresceu adquirindo grande cultura profana e cristã.
Conviveu no mosteiro com a grande mística Matilde de Magdeburg, mestra de espiritualidade fortemente ligada ao chamamento místico. Com ela, Gertrudes desenvolveu a sua de modo muito semelhante, recebendo, em seguida, através de suas orações contemplativas, muitas revelações de Deus.
A partir dos vinte e cinco anos de idade, teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Produziu numerosos textos, mas somente dois deles: Revelações do Amor Divino, parcialmente escrito com outras monjas da comunidade, e Exercícios Espirituais, permanecem conhecidos até hoje. Teve várias experiências místicas, incluindo uma visão de Jesus, convidando-a a repousar sua cabeça em seu peito para ouvir seu coração batendo no compasso do divino amor.
Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro “Mensageiro do divino amor”, talvez a mais importante obra cristã tendo como temática a teologia mística.
Mais tarde, foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos até ir comungar com seu amado esposo, Jesus, na casa do Pai, em 1302.
Foi canonizada pelo Papa Clemente XII no ano de 1677.
A tradicional festa em sua memória, no dia 16 de novembro, foi autorizada e mantida nesta data pelo Papa Clemente XII, em 1738.
Oração a Santa Gertrudes onde Jesus prometeu salvar 1000 almas do purgatório, cada vez que cada um de nós rezar esta oração.)
“Eterno Pai, ofereço o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as missas que hoje são celebradas em todo o mundo, por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores na Igreja Universal, pelos de minha casa e meus vizinhos. Amém!”
Santa Gertrudes rogai por nós!
QUE DEUS SEJA AMADO POR TODOS OS CORAÇÕES!
Comments