top of page
Buscar

Santa Isabel e São Zacarias

  • pascomcunha
  • 5 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Vários são os Santos que a nossa Igreja comemora neste dia 05 de Novembro e dentre eles está Santa Isabel e São Zacarias, pais de João Batista, primo, profeta e precursor de Jesus Cristo, possuem uma participação muito especial na história da salvação.


As Sagradas Escrituras relatam que São Zacarias era sacerdote do templo da cidade de Ain Karin, e Isabel, sua mulher, já avançada em idade, não tivera a graça de conceber filhos.


Um dia, enquanto terminava o ofício do templo, Zacarias recebeu a visita de um anjo que lhe comunicou o que para ele seria um milagre: suas preces haviam sido atendidas e sua mulher estava grávida; ela daria a luz a um menino que "prepararia os caminhos do Messias" e a ele deveriam dar o nome de João. Incrédulo, Zacarias duvidou das palavras do anjo e, para provar a autoridade do Senhor, ficou mudo até a circuncisão do menino.


Por sua vez, Isabel meditava sobre os acontecimentos e procurava entender os desígnios de Deus. O adiantado da idade tornava complicada a gravidez. A prima Maria, já grávida de Jesus, vai, pois, ao seu encontro, para ajudá-la com as tarefas domésticas já difíceis de serem realizadas e para também entender o que acontecia com ela própria. Ao deparar-se com Maria, foi imediatamente capaz de identificá-la e de reconhecer e entender o que aquela jovem trazia em seu ventre, saudando-a: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. De onde vem a honra de que a mãe de meu Senhor venha visitar-me?" Esta saudação foi respondida por Maria com o belíssimo canto do Magnificat.


Quando o menino, enfim, nasceu esperou-se os oito dias para a sua circuncisão e, como mandava a tradição, para receber o nome. Neste momento, Zacarias, até então inibido por sua mudez, pede uma tábua e escreve para todos um nome até então desconhecido da época: João Batista. Com este gesto, novamente voltou a falar e a glorificar a Deus.


Após o nascimento de João, não se encontram mais referências aos seus pais. Porém, fica-nos a certeza de sua dedicação, serviço e louvor a Deus.


O exemplo de São Zacarias e Santa Isabel é reconhecido hoje tanto pela Igreja do Ocidente como pela Igreja do Oriente, que um casamento pautado na fé em Deus vence qualquer dificuldade, visto que "ambos eram justos diante de Deus e cumpriram todos os mandamentos e observâncias do Senhor” (Lc1,6)


Fica aí a pergunta:


Como procedo diante das coisas inacreditáveis que me acontecem: falta-me fé como a Zacarias, ou procuro buscar o significado delas através da meditação interna sobre a vontade de Deus, como fez Isabel?


Santa Isabel e São Zacarias rogai por nós!



Santa Isabel e São Zacarias rogai por nós!


 
 
 

ความคิดเห็น


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Praça Cônego Siqueira, S/N, Centro

Cunha-SP   12530-000

Ligue:

+55 (12) 3111-1487

© 2017 Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação

bottom of page